
Dicas de Impressão 3D.
Espessura mínima.
Sabemos que uma impressora 3D possui capacidade de impressão de acordo com seu modelo e tamanho. A Linea 3D trabalha com uma impressora onde a sua área de impressão é de:
-
X = 300mm (largura);
-
Y = 200mm (profundidade);
-
Z = 250mm (altura);
-
Bico de extrusão de 0.4mm
Ou seja, ela não consegue imprimir nada com tamanho superior a base de impressão e menor que o bico de extrusão. Mas e agora como eu faço? Calma, nós explicamos:
Referente ao bico da extrusora: O que recomendamos é que no seu projeto não tenha detalhes ou paredes inferiores a 1mm, por este motivo deve pensar na escala em que deseja produzir e imprimir o seu projeto. Por exemplo:
-
Seu projeto possui paredes de 15cm, a escala não poderá ser menor do que 1:150. Se tiver portas com espessura de 4cm, a escala não poderá ser menor do que 1:40.
-
O desenvolvimento de uma residência de dois pavimentos. A separação das plantas em 3 etapas (planta baixa/piso superior e cobertura) facilita a impressão e qualidade da mesma. Acabamentos como vidros, vegetação e elementos pequenos devem ser retirados da impressão em planta e serem desenvolvidos individualmente.
Respeite a regra de 1mm de espessura mínima na escala e terá uma impressão 3d de alta qualidade.
Referente a área de impressão: No seu projeto, na medida do possível, procure desenvolver ele em partes independentes. Por se tratar de filamentos de PLA e ABS a peça pode ser desenvolvida em etapas e ser projetada com encaixes ou ser colada posteriormente. Por exemplo:
-
O desenvolvimento de uma residência de dois pavimentos. A separação das plantas em 3 etapas (planta baixa/piso superior e cobertura) facilita a impressão e qualidade da mesma. Acabamentos como vidros, vegetação e elementos pequenos devem ser retirados da impressão em planta e serem desenvolvidos individualmente.
Dicas de Impressão 3D utilizando o SckechUp.





Um dos programas mais utilizados para modelagem 3D por suas facilidades de uso, recursos poderosos e de versões gratuitas sem dúvida se trata do SketchUp. Utilizado principalmente por estudantes, arquitetos e engenheiros, o programa pode ser utilizado para os mais diversos fins.
De ferramenta amigável e compreensivo, o SketchUp dá liberdade ao desenho desenhando linhas e formas. Empurrando e puxando superfícies para transformá-las em formas 3D. Esticando, copiando, girando e pintando para criar o que quiser.
Porem como nem tudo são rosas, essas facilidades podem gerar erros que prejudicam a impressão da peça projetada ou até mesmo impossibilitando a sua impressão. Tudo isso pelo fato de que o modelo não é um sólido.
Mas o que significa dizer que um modelo não é sólido no SkechUp? Um grupo ou componente sólido, no SketchUp, significa que aquele objeto possui duas faces em cada aresta, ou seja, ela é um enclausurado totalmente fechado, sem buracos, sem nada dentro, nada sobrando.
Pensando nisso criamos um passo a passo para evitar erros comuns e dicas de como projetar seu modelo para impressão 3D no SketchUp. Com os exemplos abaixo você poderá entender melhor esse conceito.
Faces Invertidas:
Esse é um dos erros mais comuns e de mais fácil correção. Não muito grave em impressão de peças simples, porém, em alguns modelos mais complexos, isso pode causar erros de impressão. Desta forma deixe sempre as faces brancas para o lado de fora e as azuis para o lado de dentro da sua peça.
Falta de faces, buracos e faces não conectadas:
Como já sabemos, a impressão 3d trabalha por sobreposição de camadas. A falta de um “espaço” no meio da impressão ou faces não conectadas pode causar erros e imperfeições na peça impressa. Muitas vezes estes erros se tornam difíceis de serem identificados e corrigidas no decorrer da criação da peça. Existem software que conseguem identificar, corrigir e fechar esses buracos. Por isso aconselhamos a instalação do plugin Solid Inspector.
Faces internas:
Neste caso a correção dificilmente consegue ser completa e satisfatória através de plugins. Para esta situação o ideal é a correção manualmente. Não deixe faces no interior da peça.
Arestas soltas:
Não causando erros de impressão as arestas soltas pelo interior, exterior ou sobre faces de um grupo/componente impedem que o mesmo seja reconhecido como sólido pelo SktechUp. A utilização do plugin Solid Inspector resolve o problema simplesmente.
Intersecção de objetos e faces:
Como destacamos no início da conversa, necessitamos de sólidos para uma impressão de qualidade. Não deixe que objetos e faces se cruzem desta maneira. Um sólido não pode estar dentro de outro sólido, torne-o único.
Faces duplicadas/sobrepostas
Umas das mais graves falhas para impressão de peças, uma face anula a outra quando o objeto é colocado para impressão 3D. Quando duas faces se encontram uma delas deve ser eliminada para que a mesma se torne um sólido imprimível.
Faces planas:
Muito utilizadas para representação de vidro em aberturas, as faces planas não possuem espessura, desta forma não podem ser impressas por não possuir volume. Toda face para ser impressa necessita obrigatoriamente das 3 dimensões, comprimento, largura e altura. X, Y e Z.
Circulos e Arcos:
Altere no desenho do SketchUp a quantidade de seguimentos em círculos e linhas curvas. Muitas vezes no desenho elas parecem lisas e redondinhas, porem os padrões iniciais no SketchUp são cilindros de 24 segmentos. Alterar esse número de segmentos digitando o novo valor desejado assim que clicar sobre a ferramenta de círculo ou arco. Fazendo isso você obterá uma superfície arredondada melhor na impressão. Quanto maior o número de segmentos, mas suave fica a curva.
Use Plugins e uma versão atualizada do Sketchup:
Solid Inspector: http://extensions.sketchup.com/en/content/solid-inspector%C2%B2
CleanUp: https://extensions.sketchup.com/en/content/cleanup%C2%B3
Lembre-se de gravar sempre antes de utilizar um plugin. Pela complexidade de arquivos e plugin, o programa pode travar e fechar sem aviso prévio.
Linea 3D, imprimindo ideias, materializando projetos!








Linea 3D - Caxias do Sul - RS - (54) 8433.0684 lineaimpressao3d@gmail.com
